Disponível em: <https://educacaoinfantil.aix.com.br/wp-content/uploads/2018/12/255679-campos-de-experiencia-da-bncc-como-organizar-o-curriculo.jpg>. Acesso em: 12 SET. 2019
BLOGQUEST
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 👶👦👧
DESTINADO AOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Blogquest desenvolvida por: Maiqueli Faustino
Estudante do Curso de Especialização em Docência na Educação Básica, do IFRS,
Campus Vacaria
Componente Curricular: Educação e Cultura Digital
Professora: Adriana Ferreira Boeira
Segundo Campo de Experiência: Corpo, gestos e movimentos
O segundo campo, nos mostra que, é essencial para o desenvolvimento individual de cada pequeno que el conheça os limites do seu corpo. Provar sabores de novos alimentos, assim como manusear novas espessuras.
Clique aqui e saiba mais: https://www.youtube.com/watch?v=zxqLQMeQaRwAcessou??? Então vamos ao próximo desafio!!!
Preencha a faixa etária adequada de acordo com a atividade:
ATIVIDADE
COMO
FAZER
FAIXA
ETÁRIA
CIRCUITOS
|
Montar pequenos circuitos com diferentes obstáculos e
caminhos é uma excelente proposta para conduzir a criança em diversos
desafios de movimento, equilíbrio e conhecimento do próprio corpo. Os
obstáculos podem ser construídos com objetos como colchões empilhados, caixas
de papelão, túneis de pano, penduricalhos e almofadas. Se o seu espaço for
maior você também pode montar caminhos que utilizem força, velocidade,
resistência e flexibilidade das crianças.
|
|
Montagem com diferentes objetos
|
A partir de materiais como sucata, tecido ou caixa de
papelão, as crianças são convidadas a experimentar no corpo as diferentes
texturas. Elas podem ser desafiadas a montar brinquedos ou ambientes, como um
barco, um túnel ou um castelo.
|
|
Mímica
|
Algumas brincadeiras de imitação como “Siga o Mestre” e
“Seu Lobo” estimulam o reconhecimento dos movimentos do outro e do próprio
corpo. Além disso, os professores podem propor representações de experiências
vividas no dia a dia pelas crianças, como “derreter como um sorvete”;
“flutuar como uma pena”, “balançar como as folhas de uma árvore” ou “cair
como um raio”. Além de arrancar boas gargalhadas das crianças, a atividade
vai estimular a associação de conhecimento e a criatividade.
|
PARA CONHECER O TERCEIRO CAMPO DE EXPERIÊNCIA CLIQUE EM DESAFIO 3.
[Desafio 1] [Desafio 2] [DESAFIO 3] [DESAFIO 4] [Desafio 5] [Desafio 6]
[Avaliação] [Conclusão] [Referências]
0 comentários:
Postar um comentário