quarta-feira, 1 de maio de 2019

CONCLUSÃO



Resultado de imagem para ifrs campus vacaria

Resultado de imagem para imagem historia da arte
Disponível em: <https://www.google.com/url?sa=i&source=images&cd=&ved=2ahUKEwiR_YG4yNbkAhWJILkGHfU5AJIQjRx6BAgBEAQ&url=http%3A%2F%2Fwww.historiadasartes.com%2F&psig=AOvVaw10T-VPoc8OVBWrtdF8806J&ust=1568765321550424>. Acesso em: 16 Set. 2019.

BLOGQUEST

A  FANTÁSTICA  HISTÓRIA DA ARTE 

CONCLUSÃO



Ouvimos falar da palavra arte diariamente: arte moderna, história da arte, artes plásticas e assim vai. Mas você sabe o que é arte? Arte é a expressão de uma pessoa, de um grupo, de um determinado povo, uma época ou cultura.
Quando ouvimos uma música, apreciamos um quadro ou uma escultura, assistimos a uma peça de teatro, a um espetáculo de dança ou lemos um poema, estamos diante de manifestações artísticas.
Dependendo do interesse de cada um, podemos gostar ou não, pois o que nos satisfaz, está muito ligado ao conceito de feio ou bonito. Com o artista também é assim. As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”. Isso é muito pessoal.
Por causa das características de sua obra, alguns artistas enquadram-se no que é conhecido como estilo, período ou movimento artístico: renascentista, impressionista, cubista, entre outros.
Uma pintura, por exemplo, pode ser uma paisagem, retrato de pessoas ou simples traços. Independente do estilo ou do movimento, esses traços podem ser considerados uma expressão artística, e sabe por quê? Porque está exposto algo que quem a produziu quer nos dizer. É a chamada subjetividade do artista. Nós, que observamos essa obra, podemos pensar mil coisas: um risco reto inclinado pode representar uma figura geométrica ou ainda a chuva, por exemplo. Por outro lado, há artistas que representam figuras claramente: uma paisagem urbana, campestre, o rosto de alguém, os animais, as florestas, entre outros. Há vários estilos, períodos e movimentos artísticos.
Essa Blogquest tem o objetivo de auxiliar estudantes do ensino fundamental a conhecer um pouco mais sobre a história da arte, para isso os alunos serão convidados e desafiados a realizarem leituras, assistirem videoaulas, conhecerem grandes pintores a viajar o mundo sem sair do conforto de sua casa, a testarem sua memória e o que aprenderam em cada desafio proposto.
Na página início, é dada uma pequena introdução do que é arte e sobre a história da arte, assim convidando os estudantes a viajar pelos interessantes desafios propostos mas páginas posteriores.
Desafio 1: No desafio 1 Temos uma pequena definição do significado da palavra arte, um vídeo retirado do site do youtube, onde o Fernando Muylaerte é um ator, humorista, apresentador e repórter brasileiro, explica-nos o que é arte com se ponto de vista, após visualização do vídeo os alunos são convidados a responder uma cruzadinha interativa no site http://nicecross.herokuapp.com/app/#/Crossword/5d8037de4766880058eedb9a, com questões retirada diretamente do vídeo, após são convidados a irem para o próximo desafio para a continuidade da viagem ao mundo da arte.
Desafio 2: No desafio 2 os estudantes são recebidos com uma linha do tempo da história da arte, e convidados a acessar o site https://www.significados.com.br/historia-da-arte/, onde saberão ainda mais sobre o significado da história da arte, o que é história da arte? Períodos da história da arte, história da arte no Brasil. Após essa leitura os estudantes deverão relatar com suas palavras os tópicos da leitura e assim relatando brevemente o que foi compreendido na leitura anteriormente, registrando tudo isso no espaço destinado aos comentários da página. Os Educando também são convidados a progredirem nessa busca, instigando-os para ue fiquem curiosos e acessem o deafio posterior.
Desafio 3: No desafio 3 é onde começamos a estudar os textos explicativos sobre cada período da história da arte, com a representação de uma linha do tempo para identificá-los, neste desafio é estudado as idades que envolve a pré história, o surgimento dos primeiros resquícios de arte pelos povos pré históricos e os períodos em que eles se subdividem em: Paleolítico Inferior, Paleolítico, Superior Neolítico. Temos como subsídio e complemento a site http://historia-da-arte.info/arte-na-pre-historia.html, para melhor esclarecimento dos estudantes. Através do site: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=4300, os educandos podem viajar pelo globo terrestre observando todos os locais onde foram encontradas artes rupestres no mundo. Posteriormente registrarão somente as duas artes que foram encontradas no nosso País, assim registrando o local onde foram encontradas e quem as fotografou, no espaço destinado para os comentários da página.
Nesse mesmo desafio ainda temos o estudo da Idade antiga, e através do site: http://historia-da-arte.info/idade-antiga.html, uma viagem as Artes Egípcia, Artes Gregas, Artes Paleocristãs, Artes Bizantinas, e após essa viagem os educandos são convidados a responder um passatempo interativo no site: https://www.imagem.eti.br/palavras-cruzadas/arte-egipcia-44.php. E mostro a minha ansiedade em revê-los no próximo desafio.
Desafio 4: No desafio 4 temos um majestoso castelo medieval, pois estudaremos a idade média nesse desafio, muito conhecida pela idade das trevas, onde a arte românica se divide com a arte gótica e a neogótica, idade essa onde tudo era obscuro mas maravilhoso, para enriquecer esse estudo temos um belíssimo vídeo retirado do site youtube. Com todo esse aprendizado os estudantes deveram ler e responder a um questionário disponível na mesma página e postar suas respostas nos comentários, porém os mesmos não sabem que ao final da página temos o gabarito do questionário. E através de uma brincadeira mostro-lhes que estamos a alguns passos de nos despedirmos, e aviso-os que temos ainda mais dois desafios.
Desafio 5: No desafio 5 iremos ver sobre a idade moderna e suas principais arte, teremos uma linha do tempo com os principais pintores renascentistas, o barroco o rococó e a arte barroca brasileira, e para uma descontração e aprendizado um jogo da memória, onde os estudantes deveram tentar virar todas as cartas em menos tempo possível no site: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=12594.
Estudaram também a idade Contemporânea com os marcos das duas grandes guerras, a Guerra Fria e a Revolução Francesa mas sem perder sua esplêndida beleza, sendo elas o Neoclassicismo, o Romantismo, o Realismo e o Impressionismo. Em seguida os educandos responderão um teste sobre o impressionismo no site: https://educacao.uol.com.br/quiz/2012/07/27/o-que-voce-sabe-sobre-o-impressionismo.htm, e registrar seus resultados no espaço destinado aos comentários. Sendo que eles já sabem que estamos nos encaminhado para nosso último desafio, mas deixando um gostinho de quero mais.
Desafio 6: No desafio 6 e o mais longo, pois relata toda uma evolução da arte no pós-guerra, compreenderemos a arte a partir do século XX, o Expressionismo e suas características, o cubismo suas formas e seus grandes pintores como Pablo Picasso, as expressões através do Abstracionismo, do futurismo e do dadaísmo. A op Art e a pop art. Estudaremos também a Arte popular e a arte erudita e por fima nossa grande arte brasileira e todas as maravilhosas artes que nossos admiráveis pintores nos proporcionarão ao decorrer desse século, a evolução dessa arte e a semana da arte moderna em nosso País. Para finalizarmos essa nossa viagem, os estudantes farão a uma lista dos grandes pintores brasileiros da Semana da Arte Moderna em 1922, e registrarão essa descoberta no espaço destinado aos comentários.
Na página avaliação estão todos os critérios aos quais os estudantes passaram para serem avaliados dependendo dos critérios de cada desafio, esses critérios e desde excelente, satisfatório e não satisfatório, podendo observar os motivos aos quais obtiveram suas pontuações.
Na página conclusão encontraram um relatório minucioso do que vivenciaram em cada desafio e página desse blogquest.
E pra finalizar as referências, onde estão todos os sites que foram utilizados para a construção desses blogquest, desde as fotos textos, emojis, atividades interativas passatempo, cruzadinhas, questionários e vídeos.
















0 comentários: