Disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9JcfthYE5TzNFZ9wurU9GGEkuGqjAJUmbCzsWbD3fHcRjhJvYGfENcHXP2FD/bncc.jpg>. Acesso em: 12 Set. 2019.
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BNCC NA NIC
DESAFIO 3
No vídeo anterior, fala-se a respeito das competências gerais da
Educação Básica que devem ser asseguradas a todos os alunos. Você sabe quais
são elas? Essas competências servem como parâmetro para a construção de novas
propostas de ensino e asseguram aos estudantes os direitos de aprendizagem e
desenvolvimento, veja:
As competências gerais da Educação Básica
1 - Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente
construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e
explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva.
2 - Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem
própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica,
a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
3 - Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e
culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas
diversificadas da produção artístico-cultural.
4 - Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou
visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –,
bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para
se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em
diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
5 - Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de
informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas
diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
6 - Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e
apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as
relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício
da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência
crítica e responsabilidade.
7 - Argumentar com base em fatos, dados e informações
confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e
decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência
socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com
posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do
planeta.
8 - Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e
emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e
as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9 - Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a
cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos
direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e
de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem
preconceitos de qualquer natureza.
10 - Agir pessoal e coletivamente com autonomia,
responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões
com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Para refletir...
Ao ler as dez competências da Educação Básica, você pode
identificar algumas diferenças entre o aluno de hoje e o aluno mais passivo de
anos atrás? É importante entendermos que o momento histórico atual e a
perspectiva de futuro demandam alunos com outra visão de mundo, preparados para
lidar crítica e eticamente, com um ritmo mais dinâmico e com os avanços
tecnológicos. Como escreve Lidia Goldenstein, “o telefone fixo demorou 75 anos
para alcançar 50 milhões de usuários, o rádio levou 38 anos, a TV, treze anos,
a internet, três anos, o Facebook, apenas um ano, e o jogo Angry Birds,
incríveis 35 dias”. O essencial é que se perceba que, embora a BNCC não defina
uma metodologia de ensino, a formação desse aluno caracterizado nas dez
competências só pode ser alcançada por meio de metodologias ativas.
Escreva nos comentários o que você sabe sobre este tema: "Metodologias ativas"
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