quarta-feira, 1 de maio de 2019

CONCLUSÃO



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Disponível em: https://envolverde.cartacapital.com.br/wp-content/uploads/diversidade2.png

Acesso em: 22 set 2019.

BLOGQUEST

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS CULTURA AFRO-BRASILEIRA



O ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no Brasil foi criada com a Lei 10.639/03, também foi instituído o dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), em homenagem ao dia da morte do líder quilombola negro Zumbi dos Palmares. O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial no Brasil e ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. Sendo assim, durante este tempo podemos conhecer um pouco mais sobre a herança deixada por este povo. Esse é um tema amplo que pode ser explorado em todas as etapas da Educação Básica. Essa Blogquest tem o objetivo de mostrar aos estudantes o quanto é rica essa cultura e  o quanto nos foi deixado como herança, por um povo que chegou ao Brasil escravizado; para isso os alunos foram convidados a viajar sobre a história deste povo, desafiados a realizar leituras,  assistir vídeos e realizar tarefas de maneira interdisciplinar.
O desafio 1 mostrou através de leitura um dos atributos trazidos pelos afrodescendentes: o “Artesanato”. Através de vídeo explicativo, o aluno foi desfiado a confeccionar máscara africana, a qual permite que valorize a arte e desenvolva a habilidade da estética através do uso das cores e com criatividade realizasse a tarefa. Além disso, foram disponibilizados endereços para que aprofundassem seus conhecimentos, pois o artesanato era feito também com outros materiais como madeira, fragmentos de vidro, tecido entre outros.
O desafio 2 mostrou através de leitura as principais “Religiões” e crenças dos negros e a partir disso foi proposto aos alunos, o desfio de, em duplas, realizarem um caça-palavras com as principais palavras presentes na leitura, através de endereço eletrônico disponibilizado.
O desafio 3 iniciou com leitura sobre a “Culinária” africana, imagens relacionadas, revisão do verbo no modo imperativo que é usado na língua portuguesa para expressar um pedido, convite, exortação, ordem, comando, conselho ou súplica, foram dados alguns exemplos, os alunos foram convidados a assistir videoaula sobre os verbos no modo imperativo do professor Léo e, como desafio, teriam que selecionar duas receitas da cultura afro, feijoada e vatapá e  no “modo de fazer” da receita, selecionar os verbos e perceber que  todos eram escritos no modo imperativo, pois delegam ordem.
No desafio 4 o tema era “Capoeira” onde apresentou uma leitura sobre sua definição e origem, o desafio era visitar um site com endereço sugerido para aprofundar a leitura e responder uma cruzadinha com título “A Capoeira no Brasil”.
Para finalizar, no desafio 5, foi apresentado texto “Tráfico Negreiro” com imagens relacionadas sobre o tema, o desafio era ler passo a passo como fazer o trajeto de uma rota marítima dos trajetos percorridos pelos negros saindo da África até o Brasil. Após acessar o link, poderiam fazer várias rotas de partida de estados da África e chegada em diversos estados brasileiros, conforme texto .
A trajetória desta blogquest  sobre “Educação Das Relações Étnico-Raciais – Cultura Afro-Brasileira nos remete a pensar no período de escravidão que deixou mazelas que ainda são notórias hoje em dia, mas o foco aqui é refletir uma pequena mostra do quanto, nós brasileiros, herdamos de nossos irmãos negros que foram trazidos como escravos para cá, os alunos precisam conhecer esta história cheia de descobertas e  mostrar que podemos conhecer muito mais dessa cultura e respeitá-la, pois faz parte da vida dos brasileiros e nos ajuda a entender como tudo aconteceu. Também nos mostrou que um tema como este pode ser aprofundado e trabalhado de maneira interdisciplinar pois envolve diversos componentes curriculares.



           


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