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Acesso em: 22
set 2019.
BLOGQUEST
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS CULTURA AFRO-BRASILEIRA
O ensino da
história e cultura afro-brasileira e africana no Brasil foi criada com a Lei
10.639/03, também foi instituído o dia Nacional da Consciência Negra (20 de
novembro), em homenagem ao dia da morte do líder quilombola negro Zumbi dos
Palmares. O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito
racial no Brasil e ressalta a importância da cultura negra na formação da
sociedade brasileira. Sendo assim, durante este tempo podemos conhecer um pouco
mais sobre a herança deixada por este povo. Esse é um tema amplo que pode ser explorado
em todas as etapas da Educação Básica. Essa
Blogquest tem o objetivo de mostrar aos estudantes o quanto é rica essa cultura
e o quanto nos foi deixado como herança,
por um povo que chegou ao Brasil escravizado; para isso os alunos foram
convidados a viajar sobre a história deste povo, desafiados a realizar
leituras, assistir vídeos e realizar
tarefas de maneira interdisciplinar.
O desafio 1 mostrou através de leitura
um dos atributos trazidos pelos afrodescendentes: o “Artesanato”. Através de
vídeo explicativo, o aluno foi desfiado a confeccionar máscara africana, a qual
permite que valorize a arte e desenvolva a habilidade da estética através do
uso das cores e com criatividade realizasse a tarefa. Além disso, foram
disponibilizados endereços para que aprofundassem seus conhecimentos, pois o
artesanato era feito também com outros materiais como madeira, fragmentos de
vidro, tecido entre outros.
O desafio 2 mostrou através de leitura
as principais “Religiões” e crenças dos negros e a partir disso foi proposto
aos alunos, o desfio de, em duplas, realizarem um caça-palavras com as
principais palavras presentes na leitura, através de endereço eletrônico
disponibilizado.
O desafio 3 iniciou com leitura sobre a “Culinária”
africana, imagens relacionadas, revisão do verbo no modo imperativo que é usado
na língua portuguesa para expressar um pedido, convite, exortação, ordem,
comando, conselho ou súplica, foram dados alguns exemplos, os alunos foram
convidados a assistir videoaula sobre os verbos no modo imperativo do professor
Léo e, como desafio, teriam que selecionar duas receitas da cultura afro,
feijoada e vatapá e no “modo de fazer”
da receita, selecionar os verbos e perceber que
todos eram escritos no modo imperativo, pois delegam ordem.
No desafio 4 o tema era “Capoeira” onde
apresentou uma leitura sobre sua definição e origem, o desafio era visitar um
site com endereço sugerido para aprofundar a leitura e responder uma cruzadinha
com título “A Capoeira no Brasil”.
Para finalizar, no desafio 5, foi
apresentado texto “Tráfico Negreiro” com imagens relacionadas sobre o tema, o
desafio era ler passo a passo como fazer o trajeto de uma rota marítima dos
trajetos percorridos pelos negros saindo da África até o Brasil. Após acessar o
link, poderiam fazer várias rotas de partida de estados da África e chegada em
diversos estados brasileiros, conforme texto .
A trajetória desta blogquest sobre “Educação Das Relações Étnico-Raciais –
Cultura Afro-Brasileira nos remete a pensar no período de escravidão que deixou
mazelas que ainda são notórias hoje em dia, mas o foco aqui é refletir uma
pequena mostra do quanto, nós brasileiros, herdamos de nossos irmãos negros que
foram trazidos como escravos para cá, os alunos precisam conhecer esta história
cheia de descobertas e mostrar que
podemos conhecer muito mais dessa cultura e respeitá-la, pois faz parte da vida
dos brasileiros e nos ajuda a entender como tudo aconteceu. Também nos mostrou
que um tema como este pode ser aprofundado e trabalhado de maneira
interdisciplinar pois envolve diversos componentes curriculares.
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