Disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9JcfthYE5TzNFZ9wurU9GGEkuGqjAJUmbCzsWbD3fHcRjhJvYGfENcHXP2FD/bncc.jpg>. Acesso em: 12 Set. 2019.
BLOGQUEST
BNCC NA NIC
DESAFIO 5
COMO A BASE ESTÁ ORGANIZADA?
Para explicitar as aprendizagens que devem garantidas ao longo da Educação Básica a fim de assegurar, como resultado do processo de ensino e aprendizagem, o desenvolvimento das competências gerais, a BNCC tem uma estrutura própria para cada etapa – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em conformidade com seus fundamentos pedagógicos e com os ordenamentos legais.
Ainda que essa estrutura não represente um modelo único de arranjo curricular que obrigatoriamente deve ser adotado nos currículos e propostas pedagógicas de todo o país, ela pretende ser clara e precisa na explicitação do que se espera que todos os alunos aprendam nos diferentes momentos de sua escolarização, de modo a subsidiar sistemas, redes e escolas.
Veja como a BNCC está organizada:
Conteúdo dividido por:
- Educação Infantil
- Ensino Fundamental (anos iniciais e finais)
- Ensino Médio
Organização de cada etapa
Para a Educação Infantil, os campos de experiências são
comuns a todas as faixas etárias, mas os objetivos de aprendizagem e de
desenvolvimento são específicos para cada uma delas. Para o Ensino Fundamental,
são descritas habilidades específicas para cada um dos componentes em cada ano
do Ensino Fundamental.
No Ensino Médio, é relacionado um conjunto de habilidades
para cada competência específica de área.
Navegue pela BNCC para saber mais sobre essa organização!
Observe que tanto os objetivos de aprendizagem da Educação Infantil quanto as
habilidades do Ensino Fundamental são descritas por códigos alfanuméricos.
Após navegar pelo documento da BNCC responda o que quer dizer cada código alfanumérico da seguinte habilidade:
0 comentários:
Postar um comentário