Disponível em: <https://s1.static.brasilescola.uol.com.br/be/conteudo/images/os-generos-discursivos-sao-tipos-relativamente-estaveis-enunciados-582486aca206e.jpg>. Acesso em: 01 Ago. 2019.
BLOGQUEST
GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA
Gêneros textuais são textos com características funcionais e estilos definidos de acordo com a realização necessária/objetivada. (situação comunicativa) Ex.: piada, bilhete, bula de remédio, carta, lista de compras, aula, edital, notícia, propaganda, editorial, romance, manual de instruções, etc. Existem gêneros textuais no âmbito da fala e no da escrita, e ainda os que se situam nos dois contínuos, como a notícia de jornal televisivo, que é produzido na forma escrita e divulgado na forma oral. Os gêneros textuais fazem parte do nosso dia a dia, utilizamos em praticamente tudo que fazemos mesmo sem perceber. Numa sociedade complexa como a nossa, a lista de gêneros textuais é praticamente ilimitada.
Se trabalhar com os gêneros textuais tem como objetivo enriquecer o desempenho linguístico do aluno, por meio do contato com diferentes tipos de gêneros e tipos textuais, reconhece-lo em diferentes contexto.
No desafio um apresentamos o conceito em geral do que é gêneros textuais, também tem um vídeo onde traz uma pincelada geral sobre os diferentes tipos de gêneros. Posteriormente a acessar o link e assistir o vídeo os alunos deverão demostrar o que aprenderam , fazendo um parágrafo de sua própria autoria sobre o vídeo. No desafio dois traz o conceito do gênero propaganda e logo em seguida devem responder uma atividade. No desafio três primeiramente apresentamos um conceito básico sobre o gênero reportagem, posteriormente tem um link para acessar um vídeo aula bem mais detalhada sobre o assunto. tem duas atividades para ser realizadas, fazer uma reportagem e uma notícia baseado com o que aprenderam. No desafio quatro também inicialmente tem uma breve explicação sobre o gênero carta, depois tem um link que da acesso a uma vídeo aula bem explicativa sobre o tema. tem uma carta para realizarem como atividade. Já no quinto e último desafio trabalhamos com o gênero piada, com um conceito breve em seguida tem um link que da acesso a um curto vídeo explicativo. Depois tem uma atividade onde deve ser feito uma piada.
A construção desta Blogquest me permitiu diferentes reflexões tanto positivos quanto negativas, pois antes mesmo de realizar desafios aos alunos, eu mesma fui desafiada a sair da minha zona de conforto, pois não sou uma nativa digital. Então encontrei algumas dificuldades. Contudo ela me levou a uma nova aprendizagem. Se você gostou da experiência, deixe seu comentário pois sua critica ou sugestão são importantes.
A construção desta Blogquest me permitiu diferentes reflexões tanto positivos quanto negativas, pois antes mesmo de realizar desafios aos alunos, eu mesma fui desafiada a sair da minha zona de conforto, pois não sou uma nativa digital. Então encontrei algumas dificuldades. Contudo ela me levou a uma nova aprendizagem. Se você gostou da experiência, deixe seu comentário pois sua critica ou sugestão são importantes.
0 comentários:
Postar um comentário