quarta-feira, 1 de maio de 2019

Conclusão

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BLOGQUEST

FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Destinado aos professores de Educação Infantil 

     Realizar a construção de um Blogquest proporcionou um novo conhecimento e um desafio muito grande, pois exigiu muito, e a cada postagem, proporcionou uma curiosidade maior.
    O assunto escolhido foi de grande valia, pois "Fases do desenvolvimento infantil", assunto muito amplo, que pode ser explorado com muito sucesso.
      De acordo com a LDB ( Lei de Diretrizes e Base da Educação), as etapas de ensino classificam-se em: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.
      Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, primeira infância, onde muitas crianças ainda bebês (4 meses) entram para a escola ficando aos cuidados de profissionais totalmente estranhos  e com o passar do tempo criam vínculos de amor, carinho, cuidados, estímulos e interação, para o desenvolvimento dos pequenos, e dentro deste ambiente estimulador entra o cuidar e educar.
      De acordo com a BNCC ( Base Nacional Comum Curricular) nova nomenclatura para as turmas de crianças dentro das instituições de ensino infantil. Ficando assim denominadas: crianças bem pequenas e crianças pequenas.
       A educação Infantil por ser considerada a etapa mais importante da educação básica necessita ser considerada primordial tanto nas instituições de ensino como pela legislação.
     O estudo de desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento psicologia, onde concentram-se no esforço de compreender o indivíduo em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade.
        Dentre essas teorias, a de Jean Piaget (1896- 1980) que é a principal referência deste trabalho, na medida em que ela busca, como os demais compreender o desenvolvimento de ser humano. Como objetivo "compreender como o sujeito se constitui enquanto sujeito cognitivo, elaborador de conhecimentos válidos".
No entanto, esse processo de transformação depende de como o indivíduo elabora e assimila as suas interações com o meio, isso porque a almejada conquista do equilíbrio do organismo reflete as elaborações possibilitadas pelos níveis de desenvolvimento cognitivo que o organismo detêm nos diversos estágios da sua vida. 
       Nas concepções 4 períodos evolutivos da espécie humana que são caracterizados por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento..
São eles:
1º período: sensório- motor                    ( 0 a 2 anos)
2º período: sensório-motor                     ( 2 a 7 anos)
3º período: operações concretas            ( 7 a 11 ou 12 anos)
4º período: operações formais                ( 11 ou 12 anos em diante) 
 Cada uma dessas fases é caracterizada por formas diferentes de organização mental que possibilitam as diferentes maneiras do indivíduo relacionar-se com a realidade que o rodeia. De uma forma geral, todos os indivíduos vivenciam essas 4 fases na mesma seqüência, porém o início e o término de cada uma delas pode sofrer variações em função das características da estrutura biológica de cada indivíduo e da riqueza (ou não) dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que ele estiver inserido. Por isso mesmo é que "a divisão nessas faixas etárias é uma referência, e não uma norma rígida".
Conhecendo cada fase do desenvolvimento infantil pais, profissionais, enfim cada um saberá ou mesmo aplicara seus conhecimentos em praticas educativas, onde estará contribuindo para o crescimento em todos os sentidos da criança, e está estará preparada para a cada fase que completar motivada para tornar-se um adulto capaz de atuar criticamente e presente na sociedade em que está inserido.
    








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