https://fontecerta.com/wp-content/uploads/2019/02/creche-696x391.jpg acesso em 06.09.2020 às 23h.
|
BLOGQUEST
A BNCC e os Desafios da Educação Infantil Durante a Pandemia.
Estudante do Curso de Especialização em Docência na Educação Básica, do IFRS, Campus Vacaria
Itaise Moretti de Lima
Cronograma:
Data |
Atividade |
*19/10 às 20h. |
Encontro Síncrono-
Abertura da formação e apresentação dos(as) participantes. |
19/10 a 25/10 |
Desafio 1- Os Direitos de Aprendizagem. |
19/10 a 30/10 |
Desafio 2- Campos de
Experiências. |
*30/10 às 20h |
Encontro Síncrono – Trocas de
experiências das propostas elaboradas no desafio1. |
19/10 a 06/11 |
Desafio 3- Interações e Brincadeiras |
19/10 a 12/11 |
Desafio 4- Cuidar e Educar |
19/10 a 18/11 |
Desafio 5- Concepção
de Infâncias |
*19/11 às 20h. |
Encontro Síncrono – Encerramento
da formação. |
Há muitas inquietações no meio de educadores sobre as mudanças que esse documento nos traz. Afinal o que é BNCC? Como ela impacta a prática docente? Quais são os Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências? Como garanti-los na ação pedagógica? Como estabelecer a indissociabilidade entre cuidar e educar? E quais eixos estruturantes caracterizam o cotidiano da infância?
CLIQUE e assista ao vídeo introdutório da Base Nacional Comum
Curricular para Educação Infantil.
https://img.freepik.com/fotos-gratis/mulher-morena-pensativa-segurando-o-queixo-e-olhando-para-cima-sobre-cinza_171337-988.jpg?size=626&ext=jpg acesso em 24.08.2020 às 18h.
|
Nossa realidade foi marcada pelo
isolamento social, vimos nossas rotinas serem modificadas repentinamente,
exigindo adaptações e mudanças em todas as esferas da sociedade, sendo a área
da Educação um dos setores mais atingidos, levando a escola
a repensar suas práticas e a família a ser parte integrante do processo
educativo.
Neste momento de pandemia não podemos
perder o vínculo com as crianças e as famílias, mas precisamos ter claro
também, que não podemos deixar que a identidade da escola da infância, que vem
sendo conquistada e construída ao longo dos últimos anos, se perca
com a proposição de práticas desvinculadas dos direitos de
aprendizagem e desenvolvimento que devem ser assegurados na Educação Infantil,
conforme prevê a BNCC.
para auxiliar nossas crianças em meio ao isolamento social.
VAMOS LÁ!!!! VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO(A)
NESSA!!!
AGUARDO VOCÊ NO
NOSSO PRIMEIRO DESAFIO.
[Desafio 1] [Desafio 2] [Desafio 3] [Desafio 4] [Desafio 5]
[Avaliação] [Conclusão] [Referências]
6 comentários:
Sobre o vídeo - Como pensar a educação em tempos de isolamento social - Excelente explanação, um diálogo bastante rico a respeito do atual momento que vivenciamos hoje: as inseguranças, as incertezas, o afastamento social, o novo modo de viver, ou seja, um momento de reaprender. As expectativas são muitas de como será nossa vida daqui pra frente. Diante de tudo isso que está acontecendo nós, como educadores, não podemos deixar que os vínculos e a aprendizagem se percam. Podemos então auxiliar as famílias através da orientação, na parte pedagógica (propondo atividades), ao mesmo tempo que estaremos auxiliando as crianças no sentido de aproximá-las da família através dessas propostas. Prof. Raquel Gargioni da Silva
Nesse momento, muitas famílias puderam perceber o papel que o professor exerce na vida da criança, no dia a dia, nas relações,no estímulo, nos cuidados que temos com elas, desde o momento que chegam até a hora de ir para casa.Porém, a família, também é parte integrante do desenvolvimento dela. Assim sendo, as atividades que são enviadas devem ser lúdicas e direcionadas ao seu desenvolvimento afetivo, cognitivo, motor,intelectual. Sabemos que existem diversos tipos de famílias. Algumas contribuem com essas experiências que são muito importantes para o aprendizado da criança, outras faltam nesse quesito.Precisamos saber que para algumas crianças, as propostas enviadas foram aceitas e feitas,no entanto, outras, ficaram sem realizar, faltando esses estímulos para o seu aprendizado e que, com certeza irão fazer falta logo adiante.
Olá, o vídeo nos auxilia a refletir este momento inusitado em nossas vidas, acredito que como educadoras, vamos encontrar novos meios de manter nosso trabalho e empenho com a educação e com as crianças, pensando novas propostas, mantendo o vínculo afetivo com os pequenos e suas famílias, oferecendo o nosso melhor como sempre tentamos fazer, independente do retorno, continuamos tentando encontrar maneiras de levar algo agradável até nosso "público". Abraços! Prof.ª Manoela - EMEI Cecy Sá Brito.
Rosalva de Oliveira Ramos. A respeito do vídeo nós educadores devemos manter um momento de esperança e nos reinventar através das redes sociais manter um vínculo com as famílias dando um suporte para os pais reforçam o vínculo com a criança. Um momento que requer valorização do trabalho do professor, pois é insubstituível e ao mesmo tempo rever o papel da família na educação de seu filho, pois muitas vezes fica pra escola.
Que lindo esse Blogquest!!! Inovador e repleto de conhecimentos necessários para educação do século XXI.
“Não basta saber é preciso saber fazer”
Olá Ica, obrigada por visitar essa blogquest, que bom que tenha gostado, um grande abraço.
Postar um comentário