sexta-feira, 1 de maio de 2020

CONCLUSÃO

Resultado de imagem para ifrs campus vacaria
Imagem relacionada
 Disponível em:http://cantinhodosaber.com.br/wp-content/uploads/2017/11/PhotoGrid_1510227709940.jpg.
 Acessado em 27/10/2019

BLOGQUEST


CONCLUSÃO

          A BNCC é um documento normativo e obrigatório para a educação básica em todo o território brasileiro, para as redes de ensino públicas e privadas. Esta Blogquest visou valorizar os conhecimentos prévios de nossos educadores(as) e aprimorar os conceitos estabelecidos em tal documento, no que se refere às especificidades da Educação Infantil. Propôs também reflexões sobre as práticas educativas coexistentes nas instituições de ensino, interligadas com a criação de possibilidades pedagógicas sugeridas às famílias das crianças durante o isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19. 

         Pensada para contribuir  na formação de professores(as)  e atendentes de creche que atuam na primeira etapa da educação básica, apresentou  desafios relacionados aos Direitos de Aprendizagem, Campos de Experiências, os Eixos Norteadores, indissociabilidade entre  cuidar e educar nos primeiros anos de vida. Teve como referência  a concepção de infâncias que defende o respeito pela criança por suas diferentes linguagens e a reconhece em sua totalidade, como produtora de cultura.

          O desafio 1 abordou os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento, propondo a leitura de uma reportagem da revista Nova Escola, e do artigo Educação a distância, não! Educação e cuidado com as crianças, suas famílias e profissionais docentes, sim! Composto por um caça-palavras e a elaboração de propostas pedagógicas a serem sugeridas para as famílias. No desafio 2 foram estudados os Campos de Experiências através de um vídeo do Paulo Fochi, esclarecendo a organização curricular da Educação Infantil conforme a BNCC, desafiando os(as) participantes após a leitura indicada a responder um Quiz e após analisarem a proposta elaborada no desafio 1, verificando quais campos de experiências foram contemplados, e ainda, se houve a interlocução entre eles. No desafio 3 compreendeu-se sobre as Interações e Brincadeiras  realizando a leitura no portal da BNCC, O Lugar do Lúdico na Educação Infantil, após propôs a observação de imagens de escolas que retornaram as atividades durante a pandemia, levando o questionamento e a reflexão de como as interações e brincadeiras ocorrerão em meio aos protocolos de distanciamento social. No desafio 4 afirmou-se através de um vídeo que o cuidar e o educar são práticas indissociáveis na educação infantil, remeteu-se à análise de imagens  de práticas cotidianas nas instituições de ensino, refletindo também sobre os cuidados para não tornar essas ações mecanizadas devido ao uso dos EPIs pelos(as) profissionais de educação. No desafio 5 foi proposto um momento de entretenimento através de uma sessão cinema, que propôs assistir ao documentário ‘’O Começo da Vida’', para refletir  se realmente estamos respeitando as múltiplas infâncias em nossas ações no cotidiano da escola, e respeitando cada criança em sua totalidade.

      Assim, conclui-se essa Blogquest com grande satisfação, pois compartilhamos momentos riquíssimos e que nos levaram a reflexão de nossas práticas em tempos de pandemia.‘’As escolas estão fechadas mas a educação não parou” como nos ensina Regina Shudo.

















[Início]

[
Desafio 1] [Desafio 2] [Desafio 3] [Desafio 4] [Desafio 5]


[Avaliação] [Conclusão[Referências

0 comentários: