Disponível em:http://cantinhodosaber.com.br/wp-content/uploads/2017/11/PhotoGrid_1510227709940.jpg.
BLOGQUEST
CONCLUSÃO
A BNCC é um documento normativo e obrigatório para a educação básica em todo o território brasileiro, para as redes de ensino públicas e privadas. Esta Blogquest visou valorizar os conhecimentos prévios de nossos educadores(as) e aprimorar os conceitos estabelecidos em tal documento, no que se refere às especificidades da Educação Infantil. Propôs também reflexões sobre as práticas educativas coexistentes nas instituições de ensino, interligadas com a criação de possibilidades pedagógicas sugeridas às famílias das crianças durante o isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19.
Pensada para contribuir na formação de professores(as) e atendentes de creche que atuam na primeira etapa da educação básica, apresentou desafios relacionados aos Direitos de Aprendizagem, Campos de Experiências, os Eixos Norteadores, indissociabilidade entre cuidar e educar nos primeiros anos de vida. Teve como referência a concepção de infâncias que defende o respeito pela criança por suas diferentes linguagens e a reconhece em sua totalidade, como produtora de cultura.
O desafio 1 abordou os Direitos de
Aprendizagem e Desenvolvimento, propondo a leitura de uma reportagem da revista Nova Escola, e do artigo Educação a distância, não! Educação e cuidado com as crianças, suas
famílias e profissionais docentes, sim! Composto
por um caça-palavras e a elaboração de propostas pedagógicas a serem sugeridas para as famílias. No desafio 2 foram estudados os Campos
de Experiências através de um vídeo do Paulo Fochi, esclarecendo a organização
curricular da Educação Infantil conforme a BNCC, desafiando os(as) participantes após
a leitura indicada a responder um Quiz e
após analisarem a proposta elaborada no desafio 1, verificando quais campos de
experiências foram contemplados, e ainda, se houve a interlocução entre eles. No
desafio 3 compreendeu-se sobre as Interações e Brincadeiras realizando a leitura no portal da BNCC, O
Lugar do Lúdico na Educação Infantil, após propôs a observação de imagens de
escolas que retornaram as atividades durante a pandemia, levando o
questionamento e a reflexão de como as interações e brincadeiras ocorrerão
em meio aos protocolos de distanciamento social. No desafio 4 afirmou-se através de um vídeo que o cuidar e
o educar são práticas indissociáveis na educação infantil, remeteu-se à análise
de imagens de práticas cotidianas nas instituições de ensino, refletindo também sobre os cuidados para não tornar essas ações mecanizadas devido ao uso dos EPIs pelos(as) profissionais de educação. No desafio 5
foi proposto um momento de entretenimento através de uma sessão cinema, que propôs
assistir ao documentário ‘’O Começo da Vida’', para refletir se realmente estamos respeitando as múltiplas
infâncias em nossas ações no cotidiano da escola, e respeitando cada criança em sua totalidade.
Assim, conclui-se essa Blogquest com
grande satisfação, pois compartilhamos momentos riquíssimos e que nos levaram a
reflexão de nossas práticas em tempos de pandemia.‘’As escolas estão fechadas mas a educação não parou”
como nos ensina Regina Shudo.
[Desafio 1] [Desafio 2] [Desafio 3] [Desafio 4] [Desafio 5]
[Avaliação] [Conclusão] [Referências]
0 comentários:
Postar um comentário