segunda-feira, 1 de junho de 2020

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A BNCC e os Desafios da Educação Infantil Durante a Pandemia.


Destinada para professores(as) da Educação Infantil e
 atendentes de creche da rede municipal de Vacaria
Blogquest desenvolvida por: Leila Fiorentin de Vargas Subtil
Email: leilafiorentin432@gmail.com
Estudante do Curso de Especialização em Docência na Educação Básica, do IFRS, Campus Vacaria
Trabalho de Conclusão de Curso
Orientadoras: Adriana Ferreira Boeira
Itaise Moretti de Lima







 Cronograma:

Data

Atividade

*19/10 às 20h.

Encontro Síncrono- Abertura da formação e apresentação dos(as) participantes.

19/10 a 25/10

Desafio 1- Os Direitos de Aprendizagem.

19/10 a 30/10

Desafio 2- Campos de Experiências.

*30/10 às 20h

Encontro Síncrono – Trocas de experiências das propostas elaboradas no desafio1.

19/10 a 06/11

Desafio 3- Interações e Brincadeiras

19/10 a 12/11

Desafio 4- Cuidar e Educar

19/10 a 18/11

Desafio 5- Concepção de Infâncias

*19/11 às 20h.

Encontro Síncrono – Encerramento da formação.

* Os encontros síncronos serão realizados pela plataforma Meet, o link dos encontros serão encaminhados no email.





 BEM-VINDO(A) !!!

         Estamos vivendo um momento histórico para a qualificação das práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Infantil, a implantação da Base Nacional Comum Curricular, documento que estabelece os direitos de aprendizagens e orienta os conhecimentos e habilidades essenciais para as crianças em todo o território brasileiro.

      Há muitas inquietações no meio de educadores sobre as mudanças que esse documento nos traz. Afinal o que é BNCC? Como ela impacta a prática docente? Quais são os Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências? Como garanti-los na ação pedagógica? Como estabelecer a indissociabilidade entre cuidar e educar? E quais eixos estruturantes caracterizam o cotidiano da infância?



CLIQUE e assista ao vídeo introdutório da Base Nacional Comum Curricular para Educação Infantil.



Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GVNDQpcdzHg. Acessado em:21/09/2019





 Em meio a todos esses questionamentos, em um ano importante, em que iríamos colocar em prática os conceitos estabelecidos pelos documentos normativos, somos surpreendidos com a Pandemia de Covid-19...



E AGORA????


https://img.freepik.com/fotos-gratis/mulher-morena-pensativa-segurando-o-queixo-e-olhando-para-cima-sobre-cinza_171337-988.jpg?size=626&ext=jpg acesso em 24.08.2020 às 18h.

Nossa realidade foi marcada pelo isolamento social, vimos nossas rotinas serem modificadas repentinamente, exigindo adaptações e mudanças em todas as esferas da sociedade, sendo a área da Educação um dos setores mais atingidos, levando a escola a repensar suas práticas e a família a ser parte integrante do processo educativo.

Neste momento de pandemia não podemos perder o vínculo com as crianças e as famílias, mas precisamos ter claro também, que não podemos deixar que a identidade da escola da infância, que vem sendo conquistada e construída ao longo dos últimos anos, se perca com  a proposição de práticas desvinculadas dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento que devem ser assegurados na Educação Infantil, conforme prevê a BNCC. 




Para contribuir com as reflexões que o momento de
 excepcionalidade exige, serão disponibilizados nesta Blogquest uma série de conteúdos que, além de aprimorar o conhecimento sobre os principais conceitos estabelecidos pela BNCC sobre os Campos de Experiências, os Direitos de Aprendizagem, os Eixos Norteadores e a Concepção de Infância(s), busca apoiar a elaboração de propostas pedagógicas e ampliar as possibilidades educativas
para auxiliar nossas crianças em meio ao isolamento social.


      Para iniciarmos essa experiência vamos assistir ao vídeo Como pensar a educação em tempos de isolamento social, da Regina Shudo, pedagoga e pós graduada em Metodologia de Ensino pela Universidade Estadual de Maringá, com experiência na área educacional há mais de 35 anos.


                                        CLIQUE e assista 👇
                                                                                                          
                                                            


         Então! O que você achou do vídeo? Ele condiz com a sua realidade neste momento?  Como podemos auxiliar as famílias e nossas crianças durante o isolamento social? Deixe sua contribuição no campo dos comentários.



VAMOS LÁ!!!! VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO(A) NESSA!!!

 

     AGUARDO VOCÊ NO NOSSO PRIMEIRO DESAFIO.






[Início]

[
Desafio 1] [Desafio 2] [Desafio 3] [Desafio 4] [Desafio 5]


[Avaliação] [Conclusão[Referências

6 comentários:

Raquel Gargioni da Silva disse...

Sobre o vídeo - Como pensar a educação em tempos de isolamento social - Excelente explanação, um diálogo bastante rico a respeito do atual momento que vivenciamos hoje: as inseguranças, as incertezas, o afastamento social, o novo modo de viver, ou seja, um momento de reaprender. As expectativas são muitas de como será nossa vida daqui pra frente. Diante de tudo isso que está acontecendo nós, como educadores, não podemos deixar que os vínculos e a aprendizagem se percam. Podemos então auxiliar as famílias através da orientação, na parte pedagógica (propondo atividades), ao mesmo tempo que estaremos auxiliando as crianças no sentido de aproximá-las da família através dessas propostas. Prof. Raquel Gargioni da Silva

Nilva Camargo disse...

Nesse momento, muitas famílias puderam perceber o papel que o professor exerce na vida da criança, no dia a dia, nas relações,no estímulo, nos cuidados que temos com elas, desde o momento que chegam até a hora de ir para casa.Porém, a família, também é parte integrante do desenvolvimento dela. Assim sendo, as atividades que são enviadas devem ser lúdicas e direcionadas ao seu desenvolvimento afetivo, cognitivo, motor,intelectual. Sabemos que existem diversos tipos de famílias. Algumas contribuem com essas experiências que são muito importantes para o aprendizado da criança, outras faltam nesse quesito.Precisamos saber que para algumas crianças, as propostas enviadas foram aceitas e feitas,no entanto, outras, ficaram sem realizar, faltando esses estímulos para o seu aprendizado e que, com certeza irão fazer falta logo adiante.

Manoela Grazziotin Rodrigues disse...

Olá, o vídeo nos auxilia a refletir este momento inusitado em nossas vidas, acredito que como educadoras, vamos encontrar novos meios de manter nosso trabalho e empenho com a educação e com as crianças, pensando novas propostas, mantendo o vínculo afetivo com os pequenos e suas famílias, oferecendo o nosso melhor como sempre tentamos fazer, independente do retorno, continuamos tentando encontrar maneiras de levar algo agradável até nosso "público". Abraços! Prof.ª Manoela - EMEI Cecy Sá Brito.

Rosalva disse...

Rosalva de Oliveira Ramos. A respeito do vídeo nós educadores devemos manter um momento de esperança e nos reinventar através das redes sociais manter um vínculo com as famílias dando um suporte para os pais reforçam o vínculo com a criança. Um momento que requer valorização do trabalho do professor, pois é insubstituível e ao mesmo tempo rever o papel da família na educação de seu filho, pois muitas vezes fica pra escola.

Infância Bones disse...

Que lindo esse Blogquest!!! Inovador e repleto de conhecimentos necessários para educação do século XXI.
“Não basta saber é preciso saber fazer”

Leila disse...

Olá Ica, obrigada por visitar essa blogquest, que bom que tenha gostado, um grande abraço.