BLOGQUEST
https://static.vix.com/pt/sites/default/files/bdm/artesanato/como-fazer-tinta-para-criancas-1.jpg |
Campos de Experiência
Os campos
de experiências mudam o foco do currículo, que ao invés de estar centralizado
especificamente em um determinado conhecimento, centra-se nas experiências da
criança, produzidas
a partir das relações e interações entre a criança e o mundo, entre os adultos
e as crianças e entre as crianças e seus pares.
"Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. A organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco Campos de Experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural." (BNCC.p40)
https://slideplayer.com.br/slide/11834583/66/images/24/CAMPOS+DE+EXPERI%C3%8ANCIAS.jpg
Preparado(a) para mais um desafio???
CLIQUE AQUI e comece seu QUIZ.
Parabéns!!!
Nos encontramos no próximo desafio!!!🙋
SUGESTÃO
-http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/estude/60-cursos/15054-o-que-s%C3%A3o-os-objetivos-de-aprendizagem-e-os-campos-de-experi%C3%AAncias
[Início]
[Desafio 1] [Desafio 2] [Desafio 3] [Desafio 4] [Desafio 5]
[Avaliação] [Conclusão] [Referências]
15 comentários:
Boa noite profe Leila e colegas.
Profe: Bruna, Elisiane, Kelly e Luciana.
Após análise da nossa proposta pedagógica chegamos a seguinte conclusão: Todos estão intercalados no espaço que acontece a atividade, ou seja em casa,no momento familiar, o tempo em que ela ocorre e a sua duração, os estímulos usados através do toque das mãos, o objeto sentido pelos bebês,a descoberta deste objeto, a interação com os adultos através do eu, do outro e do nós, os gestos produzidos pelo corpo e em resposta aos estímulos produzidos, os movimentos também repetidos e principalmente o vínculo afetivo que eles têm com os pais e através destes contatos eles descobrem à si mesmos, seu corpo, seus limites e reagem conforme suas emoções através do sorriso ou do choro e o mais importante respeitando sempre o tempo deles, o limite deles e o envolvimento deles para se obter um excelente resultado.
Exato meninas, podemos observar a interlocução de vários campos na atividade proposta e como vocês colocaram anteriormente, sempre respeitando o espaço o tempo e a vontade da criança, considerando seus limites.
Boa tarde colegas!
No desafio 1 a proposta minha e da Monique foi uma conversa virtual com a turminha, sendo um momento de interação. Notamos os campos de experiências contemplados "O eu, o outro e nós", assim como o campo "Escuta, fala, pensamento e imaginação". Articulando esses campos, obtivemos momento de troca de experiências, conversa, diferentes locais de fala, contação de histórias do cotidiano, escuta, acolhimento, etc. Quando estamos na escolinha, temos diariamente o momento da "rodinha", sabendo da importância da criança se expressar, suas ideias, sentimentos, assim como dar oportunidade de demonstrar seus desejos e anseios, escutar os amigos, percebendo semelhanças e diferenças que há na interação com os outros.
Este campo de experiência é uma desconstrução que passamos, pois às vezes achamos que os professores devem sempre estar falando e intervindo, mas então percebemos que devemos dar espaço para eles, ouvi-los. E isso é muito interessante.
Abraços. Prof.ª Manoela e Monique.
Profes Raquel e Carla - Nossa Proposta Pedagógica foi a de produzir tintas (tintura) através de recursos naturais e que as crianças pudessem realizar, criativamente, suas diversas manifestações artísticas, sem prejudicar sua saúde com tintas tóxicas.
Acreditamos que essa proposta abrange todos os Campos de Experiências, pois ela encontra-se inserida no "eu, o outro e o nós" no que se trata da interação com os pares e com os adultos, quando realizam a atividade coletivamente. O campo "Corpo, gestos e movimentos" aparece na exploração do espaço, dos objetos e na brincadeira; a criança se utiliza também, no momento da pintura, seus movimentos e gestos para compor sua obra. O campo "traços, sons, cores e formas" é o mais significativo dessa proposta pois sua produção artística está sendo registrada na pintura, através dos desenhos e traços e com autoria individual e coletiva. No campo "Escuta, fala, pensamento e imaginação" a pintura expressa seu dom imaginativo e o desenvolve mais ainda de maneira progressiva; ela expressa-se também entre conversas com seus pares e na narrativa do desenho que está produzindo. E no campo "Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações" a criança utiliza-se de espaços diferentes para a realização da pintura, da exploração de materiais orgânicos existentes na natureza aguçando cada vez mais a sua criatividade.
Portanto nota-se que essa atividade proporciona a interlocução entre todos os Campos de Experiências, pois, como já detalhado acima, ela faz com que haja essa troca entre os campos de maneira intencional e não intencional, ou seja, através de um processo natural aguçado na própria criança.
Boa noite colegas
Professora Eduarda e Roseli
Observando a atividade proposta, podemos concluir que contemplamos vários campos de experiências. No momento da contação da história a criança vai descobrindo novas pessoas e interagindo com os adultos, situando-se no espaço escolhido e também no mundo sociocultural. Convivendo com diferentes manifestações artísticas, vivenciando diversas formas de expressões e linguagens. Participando de situações comunicativas com as pessoas que interagem, o olhar a postura, estabelecendo relações e podendo se expressar.
Os campos contemplados na brincadeira da bola com o lençol foram:
- O eu, o outro e o nós;
- Corpo, gestos e movimentos.
A proposta da atividade no desafio 1 é derrubar as bolinhas no buraco do lençol, assim acarretando na interação das crianças com seus familiares.
Nesta atividade as crianças brincam e expressam seus sentimentos das mais diversas formas, desenvolvendo o domínio corporal com autonomia, evidenciando assim o desenvolvimento psicomotor através da independência dos seus movimentos para atingir o objetivo.
Na análise da atividade proposta enviada, houve interlocução de mais que dois campos de experiências, visto que foram contemplados todos os campos de experiências.
No campo fala, escuta, pensamento e imaginação:a criança ao falar e escutar durante o passeio, aprimora habilidades comunicativas e de pensamento. A atividade promove uma interação e auxilia na reflexão, criatividade e imaginação.
O campo espaço, tempo, quantidades, relações e transformações, está comtemplado, quando a criança observa animais e plantas vivenciando a natureza e explorando de modo natural e lúdico o espaço e o tempo para maior percepção e aprendizagem.Relaciona quantidades ao obter possibilidade de manipulação dos materiais que estão presentes na natureza,ao trazer para depois realizar a atividade, fazendo perguntas, pois, tudo o que está à sua volta traz curiosidade.
No campo o eu,o outro e o nós, ao envolver-se com o outro ou a família no passeio, ampliando as relações,interagindo ao explorar objetos e materiais e ao comunicar-se.
No campo traços,sons, cores e formas ao ouvir os sons da natureza durante o passeio,observando as cores e formas presentes em cada flor,árvore, arbusto, pedrinhas...Explorando também texturas e superfícies,ao manusear elementos retirados deste espaço para posterior criação de forma de expressão e criação de arte visual com a colagem.
No campo corpo, gestos e movimentos ao deslocar-se no espaço, caminhar, correr, saltar, pular durante o passeio e desenvolver habilidades manuais para criar seu desenho e suas colagens.
Rosalva de Oliveira Ramos. Analisando a proposta da atividade 1 da pra fazer uma análise relacionando que abrange é intercala com os campos de experiências.
O eu, o outro é o nós: a interação com o adulto e outras crianças.etc
Corpo, gestos e movimentos: o explorar o espaço é objeto, a produção, etc
Traços, sons, cores e formas: As experiências, modelagens, etc.
Escuta, fala, pensamento é imaginação: a participação da criança na produção, a comunicação etc.
Espaço, tempos, quantidades, relações é transformações: curiosidade as transformações, as manipulações de materiais diversos,etc. Tudo está interligado aos campos de experiência.
A proposta pedagógica “Piquenique no Quintal” contempla os campos de experiências Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações - Escuta, fala, pensamento e imaginação - O eu, o outro e o nós - Corpo gestos e movimentos.
A vivência proposta na atividade permite que os campos de experiências se entrelacem pois na realização desta atividade as crianças ao mesmo tempo, situam-se em um espaço diferente que é fora de casa entendendo aquele espaço como quintal, percebem a transformação de uma fruta quando ela é descascada, exploram seus alimentos e percebem que os mesmas possuem diferentes formas, cores, sabores, cheiros e texturas, participam de um momento de convivência e interação tendo a oportunidade de se expressar, falar e ouvir em um bom diálogo e assim ampliar seu vocabulário, exercem a sua autonomia, estabelecem uma relação social com seus familiares entre outras coisas.
Profªs Quéli Pires e Priscila Stedile
Analisando nossa proposta apresentada no Desafio 1, podemos observar que é possível trabalhar vários campos de experiência com esta atividade.
O campo O Eu, o outro e o nós, fica contemplado através da interação entre adulto e criança e também do compartilhamento dos objetos recolhidos permitindo interação, trocas e e riqueza de diálogos neste momento.
Corpo, gestos e movimentos: Podemos utilizar essa atividade com orientações espaciais dentro do cenário solicitado e até mesmo durante a busca pelos objetos no jardim.
Traços, sons, cores e formas: fica contemplado através do manuseio dos diferentes objetos, construindo cenários, podemos criar sons, e formas durante a construção da proposta.
Fala, pensamento e imaginação: acredita-se que a própria busca pelos objetos do jardim já traz esse campo a tona, tanto pelo diálogo estabelecido durante esse processo, quanto pela imaginação da criança ao construir com os materiais não estruturados, permitindo construção e desconstrução todas as vezes que tiver interesse.
Quantidades, relações e transformações: com a exploração dos objetos e identificação de semelhanças e diferenças, pelo cuidado com a natureza e a importância dessa atitude, e também com a classificação realizada na organização dos objetos.
Desta forma, nossa proposta contemplaria todos os campos de experiência, tendo por objetivo estimular o desenvolvimento integral da criança através de uma proposta simples, e com recursos comuns ao nosso meio, pois tudo o que precisamos está no pátio da casa.
Prof Suelen e atendentes Caroline, Daiane, Luciana e Roberta.
Na proposta pedagógica sugerida "Meu pequeno mundo" estão contemplados todos os campos de experiência:
- Fala, pensamento e imaginação na procura dos elementos e montagem do pequeno mundo.
- Quantidades, relações e transformação na exploração dos objetos e comparação entre os mesmos.
- Traços, sons, cores e formas na montagem e decoração da atividade proposta.
- O eu, o outro e o nós na interação com o adulto e na relação com o meio ambiente.
- O corpo, gestos e movimentos na busca dos elementos da natureza e na delicadeza na hora da montagem do "Pequeno Mundo".
Portanto percebe-se nesta atividade a interlocução entre todos os campos de experiência proporcionando a criança vivenciar este contato essencial com a natureza.
Abraço prof Merieli
Nos meus planejamentos sempre foco primeiramente na intenção da atividade e após isso é que verifico os campos de experiências que estarão sendo contemplados.
Na proposta do Livro de Identidade proponho atividades que englobam todos os Campos de Experiência: “O eu, o outro e o nós”, “Corpo, gestos e movimentos”, “Traços, sons, cores e formas”, “Escuta, fala, pensamento e imaginação”, “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”, abrangendo vários objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, na maioria dos campos, os quais também estão interligados.
No meu entendimento isso ocorre com muita frequência, pois cada atividade que propomos carrega em si muitas intenções, contemplando assim diversos campos.
A atividade feita com carimbos e tintas , compõem o campo travos,cores e formas. A criança também utiliza de sua imaginação e podendo obter outros materiais fora da sala como folhas está interagindo com o ambiente diferente.
Muito bom meninas, e podemos perceber através deste desafio que aquilo que a BNCC EI estabelece para nossas práticas, muitas vezes já eram contempladas em nosso planejamento pedagógico, a proposta era analisar as atividades pedagógicas já executadas e após relacionarem aos Campos de Experiência exatamente para fazer essa reflexão. Percebemos então que nas propostas pedagógicas em sua grande maioria foram contemplados os seis diretos de aprendizagem como também a interlocução de mais que um, ou vários e até mesmo todos os Campos em uma única atividade.
Postar um comentário