sexta-feira, 1 de maio de 2020

DESAFIO 2

Resultado de imagem para ifrs campus vacaria

BLOGQUEST 

Como fazer tinta para crianças - VIX
https://static.vix.com/pt/sites/default/files/bdm/artesanato/como-fazer-tinta-para-criancas-1.jpg


Campos de Experiência


       Os campos de experiências mudam o foco do currículo, que ao invés de estar centralizado especificamente em um determinado conhecimento, centra-se nas experiências da criança, produzidas a partir das relações e interações entre a criança e o mundo, entre os adultos e as crianças e entre as crianças e seus pares.

    "Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. A organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco Campos de Experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural." (BNCC.p40) 

 



Imagem relacionada
https://slideplayer.com.br/slide/11834583/66/images/24/CAMPOS+DE+EXPERI%C3%8ANCIAS.jpg


               

             Acesse o link e compreenda um pouco mais sobre os Campos de Experiências através dos vídeo do Paulo Fochi, Doutor em Educação na linha de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares, Mestre em Educação na linha Estudos sobre Infância (UFRGS).  Foi um dos quatro consultores e redatores para a construção do documento da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (MEC).









Preparado(a) para mais um desafio???




1) Acesse o portal da BNCC
 http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil/os-campos-de-experiencias,realize a leitura dos Campos de Experiências e responda o Quiz abaixo.

Boa Sorte!


CLIQUE AQUI e comece seu QUIZ.



https://www.altoastral.com.br/wp-content/uploads/2016/09/crian%C3%A7a-brincadeira.jpg



2) A BNCC propõe a organização curricular da educação infantil em Campos de Experiências. Analise a proposta pedagógica que você elaborou no DESAFI0 1 e verifique: Quais campos foram contemplados? Houve a interlocução de campos? Explique. 

*Registre sua resposta no campo de comentários.👇



👉AS ATIVIDADES DESTE DESAFIO DEVEM SER POSTADAS ATÉ DIA 30/10/2020 às 11h 59min.





 Parabéns!!!
Nos encontramos no próximo desafio!!!🙋




SUGESTÃO

-http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/estude/60-cursos/15054-o-que-s%C3%A3o-os-objetivos-de-aprendizagem-e-os-campos-de-experi%C3%AAncias





[Início]

[
Desafio 1] [Desafio 2] [Desafio 3] [Desafio 4] [Desafio 5]


[Avaliação] [Conclusão[Referências 

15 comentários:

Unknown disse...

Boa noite profe Leila e colegas.
Profe: Bruna, Elisiane, Kelly e Luciana.
Após análise da nossa proposta pedagógica chegamos a seguinte conclusão: Todos estão intercalados no espaço que acontece a atividade, ou seja em casa,no momento familiar, o tempo em que ela ocorre e a sua duração, os estímulos usados através do toque das mãos, o objeto sentido pelos bebês,a descoberta deste objeto, a interação com os adultos através do eu, do outro e do nós, os gestos produzidos pelo corpo e em resposta aos estímulos produzidos, os movimentos também repetidos e principalmente o vínculo afetivo que eles têm com os pais e através destes contatos eles descobrem à si mesmos, seu corpo, seus limites e reagem conforme suas emoções através do sorriso ou do choro e o mais importante respeitando sempre o tempo deles, o limite deles e o envolvimento deles para se obter um excelente resultado.

Leila disse...

Exato meninas, podemos observar a interlocução de vários campos na atividade proposta e como vocês colocaram anteriormente, sempre respeitando o espaço o tempo e a vontade da criança, considerando seus limites.

Manoela Grazziotin Rodrigues disse...

Boa tarde colegas!
No desafio 1 a proposta minha e da Monique foi uma conversa virtual com a turminha, sendo um momento de interação. Notamos os campos de experiências contemplados "O eu, o outro e nós", assim como o campo "Escuta, fala, pensamento e imaginação". Articulando esses campos, obtivemos momento de troca de experiências, conversa, diferentes locais de fala, contação de histórias do cotidiano, escuta, acolhimento, etc. Quando estamos na escolinha, temos diariamente o momento da "rodinha", sabendo da importância da criança se expressar, suas ideias, sentimentos, assim como dar oportunidade de demonstrar seus desejos e anseios, escutar os amigos, percebendo semelhanças e diferenças que há na interação com os outros.
Este campo de experiência é uma desconstrução que passamos, pois às vezes achamos que os professores devem sempre estar falando e intervindo, mas então percebemos que devemos dar espaço para eles, ouvi-los. E isso é muito interessante.
Abraços. Prof.ª Manoela e Monique.

Raquel disse...

Profes Raquel e Carla - Nossa Proposta Pedagógica foi a de produzir tintas (tintura) através de recursos naturais e que as crianças pudessem realizar, criativamente, suas diversas manifestações artísticas, sem prejudicar sua saúde com tintas tóxicas.
Acreditamos que essa proposta abrange todos os Campos de Experiências, pois ela encontra-se inserida no "eu, o outro e o nós" no que se trata da interação com os pares e com os adultos, quando realizam a atividade coletivamente. O campo "Corpo, gestos e movimentos" aparece na exploração do espaço, dos objetos e na brincadeira; a criança se utiliza também, no momento da pintura, seus movimentos e gestos para compor sua obra. O campo "traços, sons, cores e formas" é o mais significativo dessa proposta pois sua produção artística está sendo registrada na pintura, através dos desenhos e traços e com autoria individual e coletiva. No campo "Escuta, fala, pensamento e imaginação" a pintura expressa seu dom imaginativo e o desenvolve mais ainda de maneira progressiva; ela expressa-se também entre conversas com seus pares e na narrativa do desenho que está produzindo. E no campo "Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações" a criança utiliza-se de espaços diferentes para a realização da pintura, da exploração de materiais orgânicos existentes na natureza aguçando cada vez mais a sua criatividade.
Portanto nota-se que essa atividade proporciona a interlocução entre todos os Campos de Experiências, pois, como já detalhado acima, ela faz com que haja essa troca entre os campos de maneira intencional e não intencional, ou seja, através de um processo natural aguçado na própria criança.

Anônimo disse...

Boa noite colegas
Professora Eduarda e Roseli

Observando a atividade proposta, podemos concluir que contemplamos vários campos de experiências. No momento da contação da história a criança vai descobrindo novas pessoas e interagindo com os adultos, situando-se no espaço escolhido e também no mundo sociocultural. Convivendo com diferentes manifestações artísticas, vivenciando diversas formas de expressões e linguagens. Participando de situações comunicativas com as pessoas que interagem, o olhar a postura, estabelecendo relações e podendo se expressar.

Eliani Meri dos Santos disse...

Os campos contemplados na brincadeira da bola com o lençol foram:
- O eu, o outro e o nós;
- Corpo, gestos e movimentos.
A proposta da atividade no desafio 1 é derrubar as bolinhas no buraco do lençol, assim acarretando na interação das crianças com seus familiares.
Nesta atividade as crianças brincam e expressam seus sentimentos das mais diversas formas, desenvolvendo o domínio corporal com autonomia, evidenciando assim o desenvolvimento psicomotor através da independência dos seus movimentos para atingir o objetivo.

Nilva Camargo disse...

Na análise da atividade proposta enviada, houve interlocução de mais que dois campos de experiências, visto que foram contemplados todos os campos de experiências.
No campo fala, escuta, pensamento e imaginação:a criança ao falar e escutar durante o passeio, aprimora habilidades comunicativas e de pensamento. A atividade promove uma interação e auxilia na reflexão, criatividade e imaginação.
O campo espaço, tempo, quantidades, relações e transformações, está comtemplado, quando a criança observa animais e plantas vivenciando a natureza e explorando de modo natural e lúdico o espaço e o tempo para maior percepção e aprendizagem.Relaciona quantidades ao obter possibilidade de manipulação dos materiais que estão presentes na natureza,ao trazer para depois realizar a atividade, fazendo perguntas, pois, tudo o que está à sua volta traz curiosidade.
No campo o eu,o outro e o nós, ao envolver-se com o outro ou a família no passeio, ampliando as relações,interagindo ao explorar objetos e materiais e ao comunicar-se.
No campo traços,sons, cores e formas ao ouvir os sons da natureza durante o passeio,observando as cores e formas presentes em cada flor,árvore, arbusto, pedrinhas...Explorando também texturas e superfícies,ao manusear elementos retirados deste espaço para posterior criação de forma de expressão e criação de arte visual com a colagem.
No campo corpo, gestos e movimentos ao deslocar-se no espaço, caminhar, correr, saltar, pular durante o passeio e desenvolver habilidades manuais para criar seu desenho e suas colagens.

Rosalva disse...

Rosalva de Oliveira Ramos. Analisando a proposta da atividade 1 da pra fazer uma análise relacionando que abrange é intercala com os campos de experiências.
O eu, o outro é o nós: a interação com o adulto e outras crianças.etc
Corpo, gestos e movimentos: o explorar o espaço é objeto, a produção, etc
Traços, sons, cores e formas: As experiências, modelagens, etc.
Escuta, fala, pensamento é imaginação: a participação da criança na produção, a comunicação etc.
Espaço, tempos, quantidades, relações é transformações: curiosidade as transformações, as manipulações de materiais diversos,etc. Tudo está interligado aos campos de experiência.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A proposta pedagógica “Piquenique no Quintal” contempla os campos de experiências Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações - Escuta, fala, pensamento e imaginação - O eu, o outro e o nós - Corpo gestos e movimentos.
A vivência proposta na atividade permite que os campos de experiências se entrelacem pois na realização desta atividade as crianças ao mesmo tempo, situam-se em um espaço diferente que é fora de casa entendendo aquele espaço como quintal, percebem a transformação de uma fruta quando ela é descascada, exploram seus alimentos e percebem que os mesmas possuem diferentes formas, cores, sabores, cheiros e texturas, participam de um momento de convivência e interação tendo a oportunidade de se expressar, falar e ouvir em um bom diálogo e assim ampliar seu vocabulário, exercem a sua autonomia, estabelecem uma relação social com seus familiares entre outras coisas.
Profªs Quéli Pires e Priscila Stedile

Suelen Ribeiro Oliveira disse...

Analisando nossa proposta apresentada no Desafio 1, podemos observar que é possível trabalhar vários campos de experiência com esta atividade.
O campo O Eu, o outro e o nós, fica contemplado através da interação entre adulto e criança e também do compartilhamento dos objetos recolhidos permitindo interação, trocas e e riqueza de diálogos neste momento.
Corpo, gestos e movimentos: Podemos utilizar essa atividade com orientações espaciais dentro do cenário solicitado e até mesmo durante a busca pelos objetos no jardim.
Traços, sons, cores e formas: fica contemplado através do manuseio dos diferentes objetos, construindo cenários, podemos criar sons, e formas durante a construção da proposta.
Fala, pensamento e imaginação: acredita-se que a própria busca pelos objetos do jardim já traz esse campo a tona, tanto pelo diálogo estabelecido durante esse processo, quanto pela imaginação da criança ao construir com os materiais não estruturados, permitindo construção e desconstrução todas as vezes que tiver interesse.
Quantidades, relações e transformações: com a exploração dos objetos e identificação de semelhanças e diferenças, pelo cuidado com a natureza e a importância dessa atitude, e também com a classificação realizada na organização dos objetos.
Desta forma, nossa proposta contemplaria todos os campos de experiência, tendo por objetivo estimular o desenvolvimento integral da criança através de uma proposta simples, e com recursos comuns ao nosso meio, pois tudo o que precisamos está no pátio da casa.

Prof Suelen e atendentes Caroline, Daiane, Luciana e Roberta.

Unknown disse...

Na proposta pedagógica sugerida "Meu pequeno mundo" estão contemplados todos os campos de experiência:
- Fala, pensamento e imaginação na procura dos elementos e montagem do pequeno mundo.
- Quantidades, relações e transformação na exploração dos objetos e comparação entre os mesmos.
- Traços, sons, cores e formas na montagem e decoração da atividade proposta.
- O eu, o outro e o nós na interação com o adulto e na relação com o meio ambiente.
- O corpo, gestos e movimentos na busca dos elementos da natureza e na delicadeza na hora da montagem do "Pequeno Mundo".
Portanto percebe-se nesta atividade a interlocução entre todos os campos de experiência proporcionando a criança vivenciar este contato essencial com a natureza.
Abraço prof Merieli

Fabiola Boff Borges disse...

Nos meus planejamentos sempre foco primeiramente na intenção da atividade e após isso é que verifico os campos de experiências que estarão sendo contemplados.
Na proposta do Livro de Identidade proponho atividades que englobam todos os Campos de Experiência: “O eu, o outro e o nós”, “Corpo, gestos e movimentos”, “Traços, sons, cores e formas”, “Escuta, fala, pensamento e imaginação”, “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”, abrangendo vários objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, na maioria dos campos, os quais também estão interligados.
No meu entendimento isso ocorre com muita frequência, pois cada atividade que propomos carrega em si muitas intenções, contemplando assim diversos campos.

Pamella venzon disse...

A atividade feita com carimbos e tintas , compõem o campo travos,cores e formas. A criança também utiliza de sua imaginação e podendo obter outros materiais fora da sala como folhas está interagindo com o ambiente diferente.

Leila disse...

Muito bom meninas, e podemos perceber através deste desafio que aquilo que a BNCC EI estabelece para nossas práticas, muitas vezes já eram contempladas em nosso planejamento pedagógico, a proposta era analisar as atividades pedagógicas já executadas e após relacionarem aos Campos de Experiência exatamente para fazer essa reflexão. Percebemos então que nas propostas pedagógicas em sua grande maioria foram contemplados os seis diretos de aprendizagem como também a interlocução de mais que um, ou vários e até mesmo todos os Campos em uma única atividade.