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Direitos de Aprendizagem
Garantir os Direitos de Aprendizagem na Educação
Infantil é o tema que veremos agora através de uma reportagem da revista
Nova Escola. Muitos educadores preocupam-se com as novas mudanças, mas quando
começamos a nos apropriar da BNCC, observamos que estes direitos já são muitas
vezes trabalhados no cotidiano da educação infantil. O documento vem indicar a melhor forma de garantir que o processo de
aprendizagem aconteça, de maneira em que nossas crianças sejam reconhecidos como seres ativos,
centro do processo educativo, protagonistas, desenvolvendo-se por meio de
experiências e nas interações com seus pares e com o ambiente.
https://image.freepik.com/vetores-gratis/criancas-brincando-de-mascara-medica_23-2148508601.jpg |
Neste momento em que propostas de aprendizagem estão sendo enviadas para as famílias, tem sido um desafio para os educadores garantir que os Direitos de Aprendizagem sejam concretizados além dos espaços da escola.
Para
refletirmos um pouquinho mais leia o artigo a seguir.
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, NÃO!
EDUCAÇÃO E CUIDADO COM AS CRIANÇAS, SUAS FAMÍLIAS E
PROFISSIONAIS DOCENTES,
SIM!
Após nos
encontraremos no primeiro desafio!!!!
CAÇA- PALAVRAS
a) Alertar as
famílias sobre a importância de que os registros, enviados aos(às) educadores(as)
como devolutivas, sejam feitas de forma espontânea, como algo natural da criança.
Quando forçadas para tirar fotos ou gravar vídeos, perde-se a intencionalidade
educativa proposta.
b) Tenhamos o cuidado com as
propostas que envolvam o 👉 uso excessivo de telas pelas crianças. A produção de
vídeos de músicas e histórias são muito interessantes, mas este recurso já vem
sendo bastante utilizado pelas famílias para entreter as crianças. Podemos
propor ideias que envolvam interação, fortalecimento de vínculos, movimento,
experiências, brincadeiras entre tantas outras possibilidades, partindo daquilo
que é disponível em cada realidade.
[Início]
[Desafio 1] [Desafio 2] [Desafio 3] [Desafio 4] [Desafio 5]
[Avaliação] [Conclusão] [Referências]
32 comentários:
Proposta pedagógica: Meu pequeno mundo
Inspirado no Jardim Japonês que simboliza o universo e convida a contemplação da natureza, propomos a criação de um pequeno mundo faz-de-conta repleto de miudezas para que novas histórias sejam inventadas e contadas. Pensando na possibilidade de poder tocar, sentir e brincar.
O que iremos precisar:
- Terra, areia,pedrisco, conchinhas e mudas de plantas.
Após é só deixar a imaginação solta e se divertir.
Esta proposta pedagógica visa a valorização das experiências dentro e fora da escola proporcionando a criança a expressão de seus potenciais e consolidando seu papel social na transformação de seu meio, instigando as grandes descobertas e contemplando os direitos de aprendizagem estabelecidos na BNCC.
Linda proposta valendo-se das experiências da natureza e explorando a imaginação das crianças.
Só não consigo identificar o nome de quem realizou a postagem, por favor identifiquem -se para validar o desafio.
Boa tarde prof.ª Leila e colegas,
Proposta pedagógica das profes Manoela e Monique- EMEI Cecy- turma maternal.
Para a realização desta atividade, nós duas propomos às famílias das crianças um momento interativo virtual, que é a possibilidade do momento, combinamos uma vídeo chamada pelo WhatsApp (app escolhido por já ser utilizado pelas famílias da turma, sem precisar baixar outros) com as crianças e suas famílias.
Foi uma conversa muito gostosa, curtinha, mas com o intuito de não perder o vínculo com a escolinha, as profes e amigos, dentro dos direitos de aprendizagem. Foi bom para nos vermos, lembrar do rostinho dos colegas e diminuir um pouco a saudade. As crianças estavam felizes, contando novidades, mostrando a casa, os brinquedos, alguns mostraram mais integrantes da família, como avós, primos, bebês (no caso da prof.ª Monique) etc.
Sabemos que queremos fugir das telas, mas esta proposta foi para manter um pouco de contato entre a turminha.
Abraço a todas!
Boa noite
Foi um momento para diminuir a saudade,conversar um pouquinho com eles,e poder vê-los sorrindo,brincando,foi muito bom. Foi rápido, mais muito gostoso poder fazer contato com os pequenos.
PAMELLA Oficina de carimbos
Os pequenos adoram receber carimbos estilizados para colorir ou enfeitar seus materiais. Agora, imagina se puderem criar e utilizar seus próprios modelos. Para isso, basta providenciar um pouco de EVA e itens básicos do material escolar, como lápis, tesoura sem ponta e tinta.
Os alunos devem desenhar figuras simples — flores, bichinhos, bonecos — no EVA e depois recortá-las. Em seguida, podem mergulhar cada molde na tinta e pressionar sobre a superfície desejada para deixar o carimbo. O exercício aguça a criatividade e ainda deixa a turma orgulhosa com suas criações.
Proposta Pedagógica utilizando-se de recursos naturais para extrair tinturas.
Que tal fazer tintas através do que temos em casa? Por exemplo: Suco, gelatina, cenoura, beterraba, café, plantas ou flores e uma infinidade de outros recursos ricos em cores. Podemos produzir essas tintas apenas misturadas com água como também introduzir a cola para ficar mais densa. Para crianças bem pequenas - berçários - o melhor é que a tinta fique o mais natural possível, apenas misturada com água, pois ainda nessa idade pode levar à boca. Em um papel, ou jornal, ou papelão a criança vai pintar livremente com as mãos ou utilizando pincel. Outra sugestão é pintar o muro ou paredes da casa, sem que a coloração não cause prejuízo, neste caso será melhor utilizar suco pois a tintura sairá mais facilmente. Esta proposta se enquadra nos direitos de aprendizagem estabelecidos pela BNCC, mantendo o vínculo criança/família sem perder seu potencial no desenvolvimento infantil mesmo estando longe da escola.
È uma atividade rica no sentido de estimular a criatividade,divertida,sendo que as crianças vao adorar vendo q o suco[por x:}alem de colorir a agua e ter um sabor agradavel,também pode ajuda-los afazer diversos desenhos.Que se tiverem outros sabores pode dar uma uma diversificada e vai ficar uma obra de arte.
Uma pequena correção: * Sem que a coloração cause prejuízo. Nesse caso o suco também pode manchar a parede ou o muro. Raquel e Carla
Complementando o que a prof Carla escreveu, a nossa experiência com essa atividade de fazer tintas com recursos naturais foi bem divertida. No ano passado, na turma BII, preparamos a tinta com corante alimentício e trabalhamos essa atividade com pincel e papel pardo dentro da sala. Em um outro momento, trabalhamos com tinta feita de suco e água, colocada em um recipiente spray. Eles jatearam livremente a água "colorida" no papel pardo afixado na parede da escola, no pátio, e na altura deles. Eles adoraram. O problema é que no início eles pintam o lugar indicado depois...pintam entre si. É uma diversão pra eles.
PIQUENIQUE NO QUINTAL
Juntamente com a família, organizar um piquenique no quintal de casa.
A criança ajudará no preparo dos alimentos, a sugestão é que sejam utilizadas frutas, assim as crianças poderão lavá-las e perceber como são suas cascas, seu cheiro, sua cor pois algumas características podem ser perdidas caso as frutas necessitem ser descascadas. Além de estar estimulando a criança pelo gosto de alimentos saudáveis.
Feito isso, estender uma toalha (lençol) bem grande no local preferido do quintal de casa e desfrutar desse momento com a família.
Além de algumas experiencias sensoriais, essa será uma excelente oportunidade de participar da convivência familiar, de desfrutar um momento com bons diálogos, de exercitar a autonomia, de possibilitar o protagonismo da criança, entre outras coisas.
A diversão será garantida!
Proposta Pedagógica elaborada por Quéli Pires e Priscila Stedile
Que lindas propostas, partindo da exploração de espaços livres, de experiências sensoriais,utilizando recursos naturais, fortalecendo vínculos e o mais importante, longe das telinhas. Muito profs Raquel/Carla, Quéli e Priscila.
*muito bom.
Isso mesmo Pamella, aguça a criatividade e contempla vários dos direitos de aprendizagem como o explorar, brincar o expressar...
Bom dia profes Leila e colegas.
Proposta pedagógica elaborada pela profe Bruna e as atendentes Elisiane e Kelly da Escola Ceny Paim Mezari da Turma B1.
Nossa atividade é super prática, fácil e envolve estímulos, movimentos, destreza, agilidade e cada bebê tem a sua elasticidade e ritmo, pois essa atividade exige alguns cuidados, pois os bebês são molinhos e as famílias tem que terem muitos cuidadospara não machucarem os bebês onde são necessários somente os adultos realizarem esses exercícios.
Material utilizado: colchonete, colchão, bolas macias.
Obs: Não forçar o bebê se ele estiver indisposto e parar a atividade se ele chorar.
Para iniciar a atividade necessário colocar o colchão ou colchonete no chão , pois na cama o bebê pode cair,coloque o bebê deitado, primeiro converse com ele e vá realizando pequenos movimentos com o corpo dele girando-o de um lado para o outro, pode usar a bola para ele segurar ou para massagear as costas dele. Para os bebês maiores, podem realizar cambalhotas no colchão e rolar com a bola. Vai depender da imaginação dos papais e da disponibilidade dos bebês. Também podem levantar um braço, depois o outro, uma perna e depois a outra, a cabecinha gira para um lado e para o outro, sempre cuidando o limite de cada bebê para não machucá-lo, pois tem bebês que tem mais elasticidade que os outros, quando o bebê chorar deve-se parar a atividade imediatamente, repetir outro dia.
Nossa intenção nesta atividade é justamente o exercício físico sem exageros e com muito cuidado, onde os papais interagem com os bebês, participam e se divertem com eles. Tem que ser tudo pensando no bem estar dos nossos bebês.
Proposta pedagógica... Brincadeira "Lençol com bolinhas".
Materiais para a realização da atividade: Lençol que não utilize mais ou tecidos que a família tenha em casa que permita fazer um furo ao meio. Outro material para a brincadeira seria bolinhas que as crianças tenham em casa ou papel para que possam confeccionar uma.
Ao elaborar tal brincadeira estamos trabalhando a atenção, coordenação motora e equilíbrio da criança, além de proporcionar um momento de brincadeira com alguém próximo a esta criança, mantendo a criação do vínculo.
Agora é só se divertir!!
Obrigada por compartilharem conosco a atividade, podemos perceber além do estímulo ao desenvolvimento físico um momento riquíssimo para fortalecimento de vínculos afetivos. Muito bom.
Prof Eliani, certamente é uma atividade em que as crianças irão se divertir muito além de estimular a atenção o trabalho em equipe a coordenação motora entre outros.
Que propostas riquíssimas, a intenção em compartilhar nesse espaço as atividades que vocês elaboraram é justamente essa troca de possibilidades, que
todas podem utilizar conforme as faixas etárias afins.
Merieli
ROSALVA RAMOS/ Proposta pedagógica: Massa de modelar caseira
Converse com a família no grupo demonstrando a possibilidade da confecção da massa de modelar caseira. Combinar através do grupo da sua turma se a possibilidade de cada família obter os ingredientes em casa, para os que não tem os ingredientes disponibilizar um kit dos mesmos para pegar na escola.
Primeiramente enviar a receita com as quantidades exatas e pedir que as famílias façam juntamente com seu filho. A família vai ler a receita e a criança ajuda a organizar na tigela, assim mãos a massa.
Ajudar a amassar conversar sobre a transformação dos ingredientes e isso vai ajudar a reforçar o vínculo entre a criança e família, desperta a curiosidade no toque de alguns elementos( farinha) as sensações, a motricidade, interação, a valorização da produção da criança. Ainda conversar sobre as cores e possibilidades de formar novas cores.
Socialização: Após o término ofereça e brinque junto com seu filho, podendo explorar materiais para fazer formas de massinha( tesoura, tampinha, galhos, etc. Não esqueça de convidar seu filho para organizar o ambiente usado.
Uma atividade cheia de experiências, interações e interlocuções de campos.
Boa tarde Gurias!
Segue a proposta do Berçário III da EMEI Ceny
Prof. Suelen Ribeiro Oliveira e atendentes: Caroline, Daiane, Luciana e Roberta
Proposta Pedagógica:
Construção de Cenários com materiais não estruturados
Materiais necessários: pedras de diferentes tamanhos, cascas de árvores, folhas secas, pequenos galhos, sementes, etc.
A ideia hoje é estimular a exploração de diferentes recursos naturais, portanto convide seu filho(a) para um passeio no jardim, neste momento recolham materiais que não tenham mais vida útil na natureza, explorem, sintam suas texturas e por fim organizem eles em recipientes (pratos).
Depois desta etapa, peça para que seu filho(a) organize os materiais da forma que achar "mais bonito", e deixe que a criatividade dele tome conta do espaço, trocando lugares, tocando e sentindo cada material.
Esta atividade tem por objetivo exploração tátil, cuidado com a natureza, criatividade, percepção visual, além de ser um momento em que a criança, interage com o adulto e com o meio em que convive, percebendo as transformações trazidas pelas estações, e tudo isso pode ser vinculado ao brincar, pois no mundo da infância, pedras e galhos se tornam os brinquedos mais interessantes, pela sua capacidade de se tornar "varinhas mágicas" e "caminhos para os carrinhos".
Uma proposta onde a criança pode explorar a natureza, usando a sua imaginação, criando suas próprias histórias e cenários.
Proposta pedagógica: Observar,explorar a natureza e criar.
Campos de Experiências: Escuta, fala,pensamento e imaginação.
Espaços, tempo,quantidades, relações e transformações.
Essa proposta tem como objetivo proporcionar momentos de convívio com familiares, em meio à natureza, explorando e observando, coletando materiais que a criança pode manusear, fazer perguntas, aguçar sua curiosidade e posteriormente,trazê-los para confeccionar junto com a família um trabalho manual com colagem.
A criança será convidada por um adulto a fazer um passseio em meio à natureza.
Nessa atividade o diálogo será muito importante,pois a oralidade faz parte do mundo infantil e a criança fará muitas indagações.
Ao retornar, deverão trazer folhas de árvores caídas no chão, de diversos tamanhos e formas, algumas estarão secas e outras verdes,terra,areia, flores,pedrinhas...
Fazer uma criação usando o contorno da mão e antebraço e colagem das folhas, reproduzindo uma árvore.Com as folhas ainda podem serem feitos passarinhos e animais da natureza.Nessa colagem a criança pode querer colar terra, pedrinhas,flores,galhos...Tudo que ela viu e tocou.Ela poderá tambem querer desenhar uma borboleta, um besouro um rio, que viu ou algo mais.
Essa atividade desperta curiosidade, oralidade, explora a natureza e o meio ambiente,manuseio de diversas texturas,coordenação motora fina,compreensão e análise do espaço, sendo realizada através de uma forma prazerosa para a criança.
Proposta pedagógica elaborada por Professora Nilva Moraes de Camargo, escola Cecy Sá Brito.
Prof. Fabíola Boff Borges E.M.E.I. Ceny Paim Mezari
Durante este período de isolamento, procuro manter o contato com as famílias através do grupo de Whatssap, enviando a elas sugestões de atividades lúdicas para serem realizadas com as crianças, além de materiais informativos sobre saúde e desenvolvimento infantil. Optei por ir à escola nos dias que há entrega do Kit Merenda para levar alguns recursos significativos para que as crianças utilizarem com suas famílias em seus lares, além de propor o empréstimo de livros de história e jogos, valorizando o momento de aprendizagem por meio de brincadeiras e interações. No mês de Setembro, por exemplo, encaminhei um kit de blocos de encaixe e um livro de atividades personalizado para os pequenos, com o intuito de estimular nos lares um trabalho sobre a identidade das crianças, onde seriam recordados momentos da vida da criança, por meio de atividades de desenho, recorte, colagem e pintura. Penso que neste momento, o importante é procurar proporcionar momentos lúdicos e de convívio familiar, pois percebo que o retorno das famílias é pequeno, devido aos demais afazeres cotidianos.
Segue a proposta do Berçário II da EMEI Ceny
Professora Eduarda e Roseli
Proposta: Leia para sua criança
A proposta enviada para as famílias foi de que cada um pudesse escolher um livro que tivessem em casa.
Escolher um horário que achassem melhor.
Escolher um lugar calmo e sem barulho.
Pensamos nesta proposta como algo que proporcionasse a interação da família, pois todos estariam reunidos no momento da contação da história. Acredito na leitura como algo prazeroso. Busco sempre atividades lúdicas e de fácil entendimento para as famílias porém o retorno é bem escasso.
Exatamente Profs fabíola, Eduarda e Roseli, nosso papel enquanto escola e educadoras neste momento é manter o vínculo com as famílias propondo-lhes "sugestões" de atividades para auxiliar na rotina das crianças, proporcionando-lhes interação/vinculo entre elas e seus familiares, com cuidado para não sobrecarregar, onde nada deve ser imposto, levando em consideração que grande parte destas, tiveram suas rotinas modificadas e devido aos afazeres do cotidiano muitas vezes não temos retorno da maneira em que esperávamos. Também precisamos considerar que nem sempre a criança está disposta a realizar a atividade, claro que precisam de estímulos mas, respeitando o tempo e o espaço da criança, pois quando a atividade é feita forçadamente ou apenas para termos registros através de vídeos e fotos, perde-se a intencionalidade educativa.
* Perdoe-me,(Fabíola).
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