.
BLOGQUEST
https://previews.123rf.com/images/rawpixel/rawpixel1706/rawpixel170658154/81286855-group-of-diverse-kids-playing-at-the-field-together.jpg |
Concepção de Infâncias.
Infância ou infâncias?
"As crianças possuem diversas características que as diferenciam entre si. Podem ser meninos ou meninas; negros, amarelos, brancos; surdas ou ouvintes; alegres ou quietas. Podem viver na cidade ou no campo, no litoral, indígenas ou quilombolas, na floresta ou na região ribeirinha, Simultaneamente, apresentam características universais como, por exemplo, a vulnerabilidade com a qual nascem, a intensidade no ritmo de seu crescimento nos primeiros anos de vida e a possibilidade de interagir e aprender em qualquer situação." Maria Carmen Silveira Barbosa(2009)
Todo o trabalho pedagógico na Educação Infantil deve estar marcado pelo cuidado peculiar com a(s) infância(s), sendo a escola lugar de produção e divulgação de uma cultura em defesa das crianças, com compromisso político e social de garantir suas especificidades na sociedade contemporânea. Essa concepção deve levar os(as) educadores(as) à profundas reflexões, e ao desenvolvimento da sensibilidade para acolher e assegura-las em suas práticas pedagógicas, levando a criança a sério, como sujeito que produz cultura na sua totalidade através de suas diversas linguagens.
As crianças, nas suas diferenças e diversidades, são completas! Ela possui na sua essência várias formas de pensar, de agir e de estar no mundo. Na perspectiva Malaguzziana podemos entender um pouco mais sobre a complexidade e a pluralidade da criança e suas infâncias, fique agora com o poema "As Cem linguagens da Criança de Loris Malaguzzi."
Prepare a pipoca e os petiscos e se delicie com o fantástico documentário indicado abaixo.
O Começo da Vida é um filme-convite.
"As histórias desses bebês de diferentes continentes e múltiplas infâncias, nos convocam a ser um agente de mudança na nossa sociedade. Sem querer, pensamos: Estamos cuidando bem dos primeiros anos de vida, que definem tanto o presente quanto o futuro da humanidade? Um movimento global a partir de um documentário."
https://ocomecodavida.com.br/filme-completo/
2) Após assistir ao documentário e realizar a leitura sobre as concepções de infância(s), produza um pequeno texto sobre o tema.
*para validar seu desafio envie seu texto para o email leilafiore@hotmail.com
3) Após os estudos realizados nesta Blogquest responda
o formulário a seguir:
👉 Clique aqui e responda o Formulário.
👉AS ATIVIDADES DESTE DESAFIO DEVEM SER POSTADAS ATÉ DIA 18/11/2020 às 11h 59min.
[Desafio 1] [Desafio 2] [Desafio 3] [Desafio 4] [Desafio 5]
[Avaliação] [Conclusão] [Referências]
6 comentários:
Professora Leila! Parabéns! Excelente proposta em fazer essa formação online. Nos proporcionou muitos aprendizados, trocas e descobertas de novas habilidades. Creio que foi uma formação bastante provocadora, no sentido positivo. Nos fez refletir sobre nossa prática e nos auxiliou no sentido de buscarmos melhorar como educadoras. Obrigada pela oportunidade. Raquel G.S.
Obrigada Prof Raquel, fico muito feliz em saber que os objetivos foram alcançados, auxiliando-as em suas práticas educativas. Um grande abraço.
Assistir a este Documentário me fez pensar na grandiosidade de nosso trabalho.
Obrigada por nos oportunizar essa oportunidade de aprender e aprimorar nossos conhecimentos através dessa blog.
Parabéns professora Leila pelo excelente trabalho!
Eu que agradeço a participação de cada uma de vocês onde trouxeram reflexões e trocas significativas muito importantes enriquecendo ainda mais esse momento e as nossas práticas docentes. E também o comprometimento de cada uma na realização de cada desafio proposto nesta formação, sem isso nada seria possível. Um grande abraço a todas.
Excelente contribuição para minha prática, professora Leila. Obrigada pelo convite e pelo carinho evidente em cada encontro síncrono. Parabéns pelo trabalho que realizou...
Deixo aqui registrado minha gratidão por compartilharmos momentos tão ricos e significativos nesta formação. Vocês fazem a diferença nas infâncias das nossas crianças.
Postar um comentário