sexta-feira, 1 de maio de 2020

DESAFIO 1

Resultado de imagem para ifrs campus vacaria

BLOGQUEST


Disponível em; https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWeIt-mybTET1bPk72MISwfMTtvXp8tPYs_Shyphenhyphen5p5piMGtPeoDGPHcXsFAviqlP1hLmo8KhyphenhyphenQhsDbZOhz7_QxunzEey5QHpmAgV0KL7eSZC83pzjMRfSnOzQH6HLvx5D9S4Nik0D-m0nQ/s320/md_5acc2ed74bb4f.png Acessado em: 12/10/2019

Direitos de Aprendizagem

Garantir os Direitos de Aprendizagem na Educação Infantil
 é o tema que veremos agora através de uma reportagem da revista Nova Escola. Muitos educadores preocupam-se com as novas mudanças, mas quando começamos a nos apropriar da BNCC, observamos que estes direitos já são muitas vezes trabalhados no cotidiano da educação infantil. O documento vem indicar a melhor forma de garantir que o processo de aprendizagem aconteça, de maneira em que nossas crianças sejam reconhecidos como seres ativos, centro do processo educativo, protagonistas, desenvolvendo-se por meio de experiências e nas interações com seus pares e com o ambiente.


Para realizar esta leitura





Crianças brincando de máscara médica | Vetor Grátis
https://image.freepik.com/vetores-gratis/criancas-brincando-de-mascara-medica_23-2148508601.jpg


Neste momento em que propostas de aprendizagem  estão sendo enviadas para as famílias, tem sido um desafio para os educadores garantir que os Direitos de Aprendizagem sejam concretizados além dos espaços da escola.

Para refletirmos um pouquinho mais leia o artigo a seguir. 

 

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, NÃO!

 EDUCAÇÃO E CUIDADO COM AS CRIANÇAS, SUAS FAMÍLIAS E 

PROFISSIONAIS DOCENTES,

SIM!


Clique aqui!! Boa leitura

Após nos encontraremos no primeiro desafio!!!!








1) Agora que você já realizou as leituras e está craque no tema abordado, acesse o link e encontre no CAÇA-PALAVRAS os seis Direitos de Aprendizagens estabelecidos pela BNCC EI.


CAÇA- PALAVRAS


Resultado de imagem para imagem de professor com quadro
 Disponível em : http://www.blogdojadson.com.br/admin/img-noticias/30_8.png  
acessado em 12/10/2019

*Para validar sua atividade acesse o link do google drive https://docs.google.com/document/d/1cCe9z7OsHntWv7OARsqkdDnwHUwSS7oMH2ej4gdKWew/edit?usp=sharing e anexe um print do resultado do seu caça-palavras, identificado com seu nome.




   2) Elabore uma proposta pedagógica para ser sugerida às famílias, contemplando os direitos de aprendizagem estabelecidos pela BNCC, a fim de promover o vínculo e valorizar experiência do cotidiano. 

 *Para que seu desafio seja validado, descreva sua proposta para o grande grupo, fazendo um breve relato de como foi sua experiência no campo de comentários. 

 *A proposta deve ser elaborada pelo(a) professor(a) juntamente com a atendente de creche de seu convívio profissional, sendo que ambos(as) devem relatar sua experiência no campo de comentários com identificação do nome para validação deste desafio.


3Elabore um informativo para ser envido para as famílias a partir da leitura  indicada abaixo sobre "o uso excessivo de telas", alertando-as sobre o risco para as nossas crianças.

* Para validação desta atividade envie seu informativo no email abaixo.
leilafiore@hotmail.com 

 *O informativo pode ser elaborado pelo(a) professor(a) juntamente com a atendente de creche de seu convívio profissional, sendo que ambos(as) devem envia-lo no email.


👉AS ATIVIDADES DESTE DESAFIO DEVEM SER POSTADAS ATÉ DIA 23/10/2020 às 11h 59min.





DICAS IMPORTANTES!


a) Alertar as famílias sobre a importância de que os registros, enviados aos(às) educadores(as) como devolutivas, sejam feitas de forma espontânea, como algo natural da criança. Quando forçadas para tirar fotos ou gravar vídeos, perde-se a intencionalidade educativa proposta.

 

b) Tenhamos o cuidado com as propostas que envolvam o 👉 uso excessivo de telas pelas crianças. A produção de vídeos de músicas e histórias são muito interessantes, mas este recurso já vem sendo bastante utilizado pelas famílias para entreter as crianças. Podemos propor ideias que envolvam interação, fortalecimento de vínculos, movimento, experiências, brincadeiras entre tantas outras possibilidades, partindo daquilo que é disponível em cada realidade. 






Segue abaixo  sugestões de links para a elaboração das propostas e leituras.














[Início]

[
Desafio 1] [Desafio 2] [Desafio 3] [Desafio 4] [Desafio 5]


[Avaliação] [Conclusão[Referências